Belo Horizonte em fotos de 1902 a 1982

Belo Horizonte em fotos de 1902 a 1982



Recebi por email estas 60 valiosas fotos históricas da nossa capital do Estado de Minas Gerais e não poderia deixar de posta-las aqui.

Não sei se todas as datas estão certas. Se alguém puder corrigir algum erro ou souber quem originalmente começou a encaminhar tais fotos, por favor entre em contato. Obrigado.

Se uma boa alma tiver mais fotos históricas de BH e quiser disponibiliza-las para apreciação, terei o prazer de publica-las aqui. É só me enviar. 😀

Bom proveito a todos.


77 thoughts on “Belo Horizonte em fotos de 1902 a 1982

  1. Pingback: Fernando Lopes

  2. Pingback: Mr. Furmiga

  3. Pingback: clickminas.com.br

  4. Pingback: Fernando Lopes

  5. Pingback: Fernando Lopes

  6. Pingback: alisson10

  7. Pingback: leonardosf

  8. Pingback: Fernando Lopes

  9. Pingback: MoniArruda

  10. Pingback: uberVU - social comments

  11. Pingback: alisson10

  12. Pingback: Tweets that mention Belo Horizonte em fotos de 1902 a 1982 : Blog do Fernando Lopes -- Topsy.com

  13. Pingback: Fernando Santos

  14. Pingback: Fernando Lopes

  15. Pingback: Mr. Furmiga

  16. Pingback: Mr. Furmiga

  17. Pingback: Fernando Lopes

  18. Pingback: vontades ocultas

  19. Pingback: Paulo Soares

  20. Pingback: Lucas Conrado Silva

  21. Pingback: Marcelo Túlio

  22. Pingback: zakia hachem

  23. Pingback: Fernanda Melo

  24. Pingback: Thiago Mafra

  25. Pingback: Cristiano Costa

  26. Pingback: ThiagoM

  27. Pingback: Thiago Mafra

  28. Pingback: Letícia Rodrigues

  29. Pingback: andrealacerda

  30. Pingback: Felipe Monteiro Lins

  31. Pingback: Sidney Gomes

  32. Pingback: vitoralbano

  33. Pingback: Tiago Serra

  34. Pingback: Gustavo Boechat

  35. Pingback: Christiano Candian

  36. Pingback: Fernando Duarte

  37. Pingback: Mariana Maciel

  38. Pingback: Fagner Fernandes

  39. Pingback: Bárbara Pampolini

  40. Pingback: Daniel Paiva

  41. Pingback: Sérgio Souto

  42. Pingback: Samuel Spindula

  43. Pingback: paulo proença

  44. Pingback: Manu Ela

  45. Pingback: Viviane Curto

  46. Pingback: João Marcelo Tarbes

  47. Pingback: Priscila Bueno

  48. Pingback: Patricia Canarim

  49. Nélio Lisboa

    Fantástica esta coleção de fotos antigas da nossa Capital. Parabéns Fernando Lopes; muito bom gosto e sensibilidade. com sua autorização vou publicar algumas na minha página do Facebook, citarei a origem e fonte. Sucesso e muito obrigado. Tenho um bom acervo de fotos da minha cidade (Diamantina)antiguíssimas.

  50. janaina

    sabe o que eu achei legal? o b santa inês, no mapa do bonde não existia ainda. maus avós foram o 2º moradores do bairro, cresci lá, morávamos perto da aterpa, hoje é um conj de prédios, mas achei super legal mesmo , janaina

  51. Pingback: Juliana

  52. juscelino

    Excelentes imagens de minha amada BH . PARABÉNS por compartilhar conosco estas fotos de lugares que hoje de tão modificados estão irreconhecíveis .

  53. Lígia Paixão

    Sem palavras! Muito chic,bacana mesmo, eu sou apaixonada com BH,fico louca quando vejo fotos antigas daqui,amo tudo aqui, minha amada terrinha, Você é um gênio por conseguir reunir tantas fotas bacanas. Parabéns.

  54. carolina

    Me ajudou muito no trabalho de História e Geografia sobre BH.
    Valeu mesmo!

  55. Marco Dutra Oliveira

    Estudei, por um ano, no Colégio Affonso Arinos (creio que em 1958), que era na rua da Bahia, próximo ao viaduto Santa Tereza; gostaria, se fosse possível, ter uma(s) foto(s) do mesmo, visto que tudo mudou nestes 54 anos; moro em Curitiba desde 1973, mas tenho um amor especial por Belo Horizonte, minha cidade natal.

  56. Hermes Avila

    Prezado (a) estou precisando adquirir duas fotos antigas de Belo Horizonte. Você vende? Se vender por quanto cada uma?

  57. Pingback: Material fotográfico histórico e artístico postado diariamente na … – UAI | fontes ss

  58. Pingback: Material fotográfico histórico e artístico postado diariamente na … – UAI | suporte-robot-posters.net.tf

  59. Vagner Costa

    Boa noite Fernando, parabéns pelo trabalho, está super interessante…
    Gostaria de colaborar, fazendo uma correção, na foto 7, a descrição diz “Av. Afonso Pena – Igreja de São José”, na verdade é a Antiga Igreja Metodista, que ficava localizada onde hoje é o Edifício Acaiaca, pode ser que a foto tenha sido tomada da Igreja São José, mas o Edifício em destaque é o da Igreja Metodista.

  60. sergio

    parabes. proximamennte enviarei fotos. informo que foto 11 eh av. afonso pena esquina com espirito santo e as lojas embaixo eram, se nao me engano, CASA PARA TODOS. Roupas, cintos, carteiras eram os artigos. No mesmo quarteirao , ao fundo, o predio da CULTURA INGLESA, ainda existente. Neste mesmo quarteirao, entre Cultura Inglesa e Para Todos, a famosa casa Sloper, com grande variedade de perfumes, joias, bolsas e maisoutros badulaques femininos.Era uma loja “chic”

  61. sergio

    fotografia 8 – av. francisco sales – temos ai o antigo estadio do AMERICA FUTEBOL CLUBE, onde se destaca a parte coberta, unica ate entao, so para socios e convidados. aofundo, extremo do parque munnicipal e mais alem, o centro da cidade.

  62. sergio

    fotografia 5 -av. antonio carlos-bonde-
    a direita do bonde, eh onde hoje esta instalado CORPO DE BOMBEIROS. ESTE BONDE ERA MUITO USADO NOS DOMINGOS E FERIADOS PELO POVO PARA IR PESCAR NA LAGOA DA PAMPULHA

  63. graciele

    Parabéns! Li a matéria do Estado de Minas de 25 de março “Acervos Universalizados” e a guardei. Hoje a utilizei no trabalho de história do meu filho que está no 4o ano do ensino fundamental para encontrar essas valiosas fotos. Obrigada.

  64. vanessa carvalho damasceno

    eu queria compartilar esas maravilhas de fotos como eu faço/

  65. Maria Lucila Ferreira de Pinho

    Amei as fotos. Gosto muito daí. Entrei no site a fim de encontrar uma foto antiga da BELGO MINEIRO.(Período de 1951/52) Caso você ou alguém tenha por favor me envie, inclusive com o nome completo, da pessoa que está enviando, pois é para um trabalho.
    Grata
    Lucila

  66. Mario Fernando de Lima Barbosa Mello

    Muito bom ver fotos antigas. Particularmente procuro uma foto da casa onde morei na rua sergipe 1087 , com r tome de souza, vcs tem foto local quando ainda so tinham casas no local. Obrigado

  67. Alex Gabriel

    É tão belo esse resgate e tão bom ver estas fotos, ficar contemplando A BH de antes… Às vezes chego a sentir que, de alguma forma, eu vivi nesses tempos… Obrigado, meu caro, pelo seu belo trabalho.

  68. demilson malta vigiano

    Olá. Gostaria de fazer um comentário… a imagem número 7 está com a legenda errada. Não é a igreja de são josé, mas a antiga igreja metodista na esquina das ruas espirito santo e tamoios com avenida afonso pena. ela foi demolida para dar lugar ao edifício acaiaca. espero ter contribuído.

  69. Acácio Santos de Oliveira Fonseca

    As fotos são maravilhosas! A maioria faz parte da história de minha mãe, que amou ter tido a oportunidade de ver novamente todos esses locais lindos que se foram no tempo. Gostaria de saber se tem alguma foto da Casa Suiça que ficava na rua da Bahia, antes do Cine Metrópole, da Confeitaria Bosch que ficava na R.Tamóios com R.Rio de Janeiro e da Loja Sloper que ficava na Av. Afonso Pena. Todos esses lugares fazem parte do meu passado, onde minha mãe me levava com frequência para passear e lanchar, mas ainda não encontrei nada. Caso saiba de alguma coisa, favor avisar-me no e-mail [email protected]. Um grande abraço e obrigado! Acácio Fonseca.

  70. Altair

    Maravilha de fotos antigas de nossa querida BH. Parabéns pela sua iniciativa de publica-las.

  71. Altair F. Amaral

    Excelente recordação de meu pai (Alberto T.Amaral) que foi “motorneiro” de bondes, tive um tio (José Ferreira) que foi “cobrador e outro tio (luiz T. Amaral) que foi motorneiro e quando chegaram os “troleibus” ele foi motorista. Que saudades, bons tempos. A garagem destes bondes e troleibus do antigo DBO (Departamento de Bondes e Ônibus) estava localizado no quarteirão das ruas Tupis, Goitacazes, Av. Olegário Maciel e Rua Rio Grande do Sul – hoje esta localizado o “novo mercado central” lembrando ainda que na entrada da rua Rio Grande do Sul existia também a garagem da antiga CFLMG (Companhia Força e Luz de Minas Gerais), que era a geradora e fornecedora de energia elétrica pela nossa Capital. Recordar é viver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *